FAVORITOS

abril 10, 2012

Dicas para cuidar da pele de seu filho





Bebês e crianças com problemas de pele são comuns no consultório do dermatologista. O que as mães geralmente não sabem é que a grande maioria desses problemas são simples e facilmente evitáveis com cuidados adequados no dia a dia.
O primeiro ponto a ser destacado se refere à hora do banho. Bebês e crianças têm sempre a pele normal ou com tendência à seca e, por isso, banhos demorados ou muito quentes são prejudiciais, pois aumentam a remoção do manto lipídico protetor da pele. O uso excessivo de sabonetes, principalmente os antissépticos, e de esponjas e buchas também contribuem para o ressecamento da pele.
O uso do sabonete deve se restringir a axilas, genitais e pés, sendo que a própria espuma que escorre é o suficiente para limpar o resto do corpo. Outro alerta se refere ao banho fora de casa, que deve ser tomado sempre com chinelos, pois as crianças são alvos fáceis de verrugas virais e micoses.
Crianças atópicas, ou seja, alérgicas, ou com pele seca precisam usar um hidratante. O produto escolhido não precisa obrigatoriamente ser infantil desde que tenha pouco ou nenhum perfume e, se tiver ureia na formulação, sua concentração não deve exceder 5%.



Quanto à proteção solar, nem é preciso dizer quão importante ela é. Trabalhos recentes mostram que adultos que tiveram "escaldões" de sol na infância e adolescência têm uma chance muito maior de desenvolverem câncer de pele de todos os tipos.
Em relação ao filtro solar, nem sempre vir escrito "infantil" é o suficiente, certifique-se que o produto tem proteção contra UVB (conferida pelo FPS) e também UVA (conferida pelas siglas PPD ou IPD). O filtro solar ideal para bebês e crianças deveria apresentar em sua formulação apenas os filtros físicos, que agem refletindo a radiação
solar, e não filtros químicos, substâncias que absorvem a radiação impedindo que ela passe para a pele.
Para as roupas, o melhor é sempre optar por aquelas 100% algodão. Os tecidos mistos e sintéticos acabam prejudicando a transpiração da criança, podendo ocasionar coceira e brotoejas. Uma novidade interessante no mercado são as roupas e bonés com tecnologia de filtro ultravioleta, que filtram até 98% dos raios solares, protegendo a criança mesmo em situações de exposição solar mais intensa.
A dermatite de fralda é a queixa mais comum dos pais sobre problemas de pele dos bebês. Ela se deve à troca insuficiente de fraldas e não ao uso de um creme de antiassadura ou de outro tipo. O fundamental é manter o bebê sempre seco e, caso ocorra a dermatite, a orientação de um dermatologista é fundamental. Nunca use cremes ou pomadas sem orientação do especialista, pois uma "pomadinha" aparentemente inofensiva pode prejudicar (e muito) a pele e a saúde do seu filho.



Natura Mamãe Bebê
O amor fundamental!



Por Dra. Silvia Zimbres

6 comentários:

Unknown disse...

Gostei do blog, muito bom mesmo, template bastante convidativo e o tópicos são da hora!!!
Virei seguidor e leitor...

Ai está o meu: http://temtudomega.blogspot.com

Aproveite lá no meu blog e dê um curtir, compartilhe no facebook e marque com g+1 do google, COMO FIZ NO SEU, assim divulgamos mais ainda nossos blogs.

Taty Natura disse...

pode deixar!!! e seja bem vindo!

Escritos de Renata Rodrigues disse...

Estou seguindo também segue de volta . muito bom seu blog viu?
http://renatar2010.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Obrigada Renata, já seguindo e tb adorei o seu! Vou estar sempre passeando por lá..hehheeheh.. bj e um ótima noite!

Andy A. disse...

as crianças tem a pele sensível e muitos pais não se dão conta . ótimas dicas . seguindo seu blog , segue o meu :

http://andyantunes.blogspot.com.br/

Taty TumTum disse...

Andy será um prazer seguir seu blog!!!